domingo, 2 de março de 2008

Atividades para Aprofundamento da Leitura

Uma pergunta que muitos professores fazem é: que atividades desenvolvem a leitura? Na maioria das vezes, manda-se ler e faz-se uma série de perguntas para o aluno responder. Outras vezes, solicita-se uma leitura em voz alta e se observam a pontuação, a entonação e a fluência. Se o aluno não apresenta bom resultado nesses ítens, manda-se estudar leitura em casa. Essas são atividades de avaliação.

As atividades de ensino/aprendizagem da leitura são marcadas por alguns critérios:

• devem acionar no leitor as estratégias de leitura: seleção, predição, inferência, autocontrole e autocorreção;
• devem despertar atenção e interesse para que o aluno se concentre durante todo o desenvolvimento da atividade.

É bom lembrar que essas estratégias não ocorrem isoladamente, podendo ser acionadas duas ou mais delas simultaneamente, na mesma atividade.

A seguir, apresentamos algumas sugestões de atividades de ensino aprendizagem da leitura. Elas podem ser desenvolvidas na quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.

Leitura intrerrompida


• Apresentar um texto para o aluno ler, interromper logo após a leitura do primeiro ou segundo parágrafo e fazer-lhe perguntas:

"Que tipo de texto é este?"

"Qual o assunto?"

"Para quem foi escrito?"

"Como você acha que vai terminar?"


• Ler mais um trecho e interromper outra vez .

"Você continua pensando a mesma coisa ou agora você tem uma idéia diferente?"

"O que fez você ter uma nova idéia? A partir de qual pedaço de texto?"

"E agora, como você acha que vai terminar ?"

Perguntas específicas para cada tipo de texto podem ser formuladas, por exemplo, sobre as personagens duma história ou sobre o desfecho de um conflito.

Não deve haver mais que duas ou três interrupções para não tirar o prazer da leitura e para não perder o fio da meada.

Completar as lacunas

Consiste em apesentar um texto com lacunas para que o aluno, ao ler silenciosamente, possa preenchê-las com as palavras que julgar adequadas. Os parágrafos iniciais não devem apresentar lacunas, porque o aluno necessita da introdução completa para que possa deduzir posteriormente as palavras que faltam.
Nas primeiras vezes, são deixadas poucas lacunas, umas três ou quatro, num texto de uma página, e estarão substituindo, preferencialmente , substantivos. Com a prática, o número de lacunas pode ser aumentado. Gradativamente , substiruirão verbos e outras classes gramaticais.

Palavras / frases / trechos que não pertencem ao texto.

Inserir palavras, frases ou pequenos trechos alheios ao texto, os quais serão identificados pelas crianças. Neste caso, também, a quantidade deve ser pequena no início. Duas palavras, uma frase ou um trecho numa página são sufucientes.

Ao ler o texto, a criança seleciona o que está fora do contexto. Ela pode sublinhar, colorir ou riscar a expressão não pertinente ao texto.

Experiemente usar estas atividades, logo teremos a continuidade delas. Caso haja outras sugestões, entrem em contato conosco e publicaremos neste blog.