terça-feira, 1 de abril de 2008

Atividades para Aprofundamento da Leitura -continuação

Encaixe de palavras /frases / trechos

O professor retira do texto (meio ou final) certas expressões, deixando o espaço em branco. Abaixo ou antes do texto, coloca as expressões retiradas entre outras semelhantes. O aluno escolhe e assinala as expressões e preenchem adequadamente os espaços vazios.

Perguntas antecedendo a leitura

As perguntas têm o fim de despertar o interesse em relação a determinada informação, ou seja, de orientar a leitura.
Antes de apresentar o texto, fazer algumas perguntas para as crianças responderem oralmente. As perguntas são específicas e devem ter um conteúdo não conhecido pelos alunos. Em seguida, apresentar o texto contendo os dados necessários. No final, discutir as questões iniciais.

Correspondência título/texto

Mostrar um título e dois ou três textos. O aluno, após ter lido cada um deles, diz qual é o que corresponde ao título

a) apresentar três ou quatro títulos e um texto para o aluno indicar qual o título que corresponde ao texto;
b) apresentar vários títulos e vários textos para fazer a correspondência entre eles.

Correspondência Manchete /notícia

Recortar manchetes de algumas notícias. Colocá-las todas juntas numa folha de papel. Colar as notícias correspondentes todas juntas, porém numa ordem diferente da ordem das manchetes. O aluno faz a correspondência da manchetes com as notícias.

Correspondência ilustração /conteúdo

Apresentar uma ilustração e dois ou três textos. As alunos, após terem lido cada um dos texto, indicam qual deles corresponde à ilustração.
Outra possibilidade: apresentar duas ou três ilustrações e um texto. Deve ser apontada a ilustração que corresponde ao texto.

Correspondência trecho/texto

Dar um pequeno trecho (um ou dois parágrafos) e três textos diferentes para o aluno ler . O trecho deve estar relacionado a apenas um dos textos. Em seguida, deve-se fazer a correspondência.

Correspondência trecho/livros

Digitar um trecho de um determinado livro. Entregar ao leitor quatro ou cinco livros (pequenos) para que ela descubra de qual foi retirado o trecho.

Textos manchados ou apagados

Apagar algumas letras de algumas palavras, no final das linhas. O aluno, ao ler, deverá escrever as letras que estão faltando, para completar as palavras devidamente.

Falso ou verdadeiro?

Apresentar uma tabela, gráfico, mapa, tira de história em quadrinhos ou foto e pedir que os alunos observem todos os detalhes. A seguir, eles lêem algumas afirmações relativas ao(s) texto(s) e assinalam qual a afirmação é verdadeira (ou falsa). Pode-se pedir, também, que justifiquem sua(s) escolhas(s).

Seqüenciar partes de textos

O professor prepara, numa folha, um texto montado com frases ou trechos, fora de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem. A criança recorta os pedaços e cola na ordem certa.

Variação: pegar um entrevista, recortar todas as perguntas e colocá-las numa folha de papel, fora de ordem; em outra folha colar todas as respostas, também fora de ordem; o aluno deve fazer a correspondência resposta / pergunta e, se for possível, colocar as perguntas em ordem.

Classificação

Dar vários textos pequenos, sem títulos, para serem lidos e classificados de acordo com um ou mais critérios referentes ao conteúdo.
Exemplo: apresentar dois textos sobre animais, dois sobre flores e outros dois sobre brinquedos, todos misturados. Pedir ao aluno que leia todos eles e agrupe-os do jeito que achar melhor. Atenção! Os alunos podem descobrir outros critérios e realizar a classificação de outra forma. Nesse caso, é bom pedir que expliquem como fizeram.

Um comentário:

Unknown disse...

CURRICULUM VITAE
CYNTIA CRISTINA BARBOSA DA SILVA
Endereço: Rua Arthur Bernardes ,1391 – Santa Catarina – São Gonçalo
Telefones para contato: 3709-4036, 93805421 ou recado 26050313
e-mail:www.cyntiabarbosa.rj@gmail.com
Principais qualificações:

• Habilidade para lecionar com turmas de Educação Infantil e com séries do 1° ciclo do ensino Fundamental;
• Responsabilidade e respeito par com os alunos;
• Disponibilidade para trabalhar em quaisquer turnos

Formação Profissional:

Instituto de Educação Clélia Nanci:
Curso Normal- Formação de Professores.

Universidade Estácio de Sá
Curso de Pedagogia ( cursando)

Experiência Profissional:
*Centro Educacional Mello Paulo
Professora do 1º, 2º período da Educação Infantil,2º e 3º ano do Ens. Fundamental
*C.C. Arca de Noé:
Professora do 3º Período
*Educandário Pereira Soares
Professora do 1º, 2º,3ºperíodo da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental.
*Centro Educacional Sant’Anna Fortunato:
Professora do 2° período
*Creche Escola Aprendizes do Amor:
Professora do Maternal e do 3° período
*Centro Educacional Mendonça de Almeida
Professora do Maternal e 1º período da Educação Infantil
Cursos Adicionais:
Contação de histórias
Assistente Administrativo Informatizado(Reencontro)
Telemarketing( atendimento a cliente – Digital Center)
Informática (Reencontro)
Aliado ou inimigo do professor
Conhecendo São Gonçalo
Inclusão escolar no cotidiano de sala de aula
Distúrbios da Aprendizagens terapêuticas
Educação Infantil I, II e III
Como aplicar o grafismo
___________________________________________