Este é o programa que fizemos para a Semana da Boa Alimentação. A idéia era de que os professores fizessem todos os dias uma reflexão além de degustação de alimentos saudáveis.
Veja nossas meditações.
Dia I: O corpo e o que comemos
Do que comemos, bebemos e respiramos é que depende o nosso
corpo para conseguir que trabalhe bem os músculos, o sangue, os dentes, o cérebro e cada parte do corpo. Somos o que comemos. Por isso é que comer bem é tão importante. O que comemos afeta a aparência, o que fazemos e sentimos. Todas estas coisas determinam se seremos se seremos saudáveis e felizes ou se nos sentiremos doentes ou tristes.
Por isso, durante esta semana falaremos sobre nutrição, uma palavra que significa “ boa alimentação”.Quem nos fez, nos ensinou quais são os bons alimentos.
Imagine que seu pai comprou um carro novo. O fabricante fez um manual de instruções orientando quanto ao funcionamento do carro, o tipo de combustível a ser usado, de quanto em quanto tempo deve acontecer a troca de óleo, entre outras explicações. Suponha que seu pai, ao comprar o carro resolvesse misturar vários combustíveis, um dia usasse diesel , no outro dia gasolina e no outro, álcool. Pior ainda, quando o carro parasse ele desse cargas rápidas de bateria.
Pareceria meio louco, não é?
Pois é assim que muita gente trata o corpo. Age como se o corpo não tivesse regras, se qualquer coisa de que se alimentasse fosse bom para ele. Mas isso não é verdade. Deus, nosso criador, deixou regras para que tivéssemos uma vida feliz. Gênesis 1:29 diz:
“E disse Deus ainda : Eis que vos tenho da todas as árvores que dão sementes e se acham na superfície da terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”.
Quando Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden, Ele nos ensinou que os alimentos nutritivos que necessitamos são as frutas, as nozes e os grãos.
Que se quiséssemos crescer bonitos, fortes, saudáveis e felizes, deveríamos seguir estas regras.
Depois que o primeiro casal pecou, outro alimento foi acrescentado a nossa alimentação. Qual será ? Amanhã vocês ficarão sabendo.
Dia II: O que deus mandou que comêssemos
Ontem nós falamos da importância de saber qual alimento é bom para a nossa saúde para que nosso corpo funcione bem e não fiquemos doentes. Vimos que Deus preparou alimentos especiais para que comêssemos, hoje saberemos qual o a outro alimento que Deus falou que deveríamos comer.
Depois que Adão e Eva pecaram, eles foram postos para fora do jardim e Deus providenciou mais uma tipo de alimento para eles, vamos ver qual foi? Está em Gênesis 3:18
“Ela produzirá também cardos e abrolhos e tu comerás a erva do campo”
Vejam só, as verduras e os vegetais foram acrescentados à alimentação do homem. Depois do Dilúvio, também se permitiu ao homem comer carnes de animais, peixes e aves limpas. Mas foi advertido que a carne de animais não era o melhor alimento e que nunca deveriam comer a gordura nem o sangue desses animais.
Deus deu aos alimento uma linda aparência. Melões, melancias, maçãs brilhante, uvas verdes e pretas, mangas amarelas, laranjas, verduras, abóboras amarelas, couves, etc. Deus fez também que os alimentos fossem cheirosos. Pão recém assado, batatas e cebolas, pêssegos e amendoins.Alguns alimentos são divertido para comer, como cenouras, milho na espiga, os macarrões, as bananas, etc.
Muitas histórias da Bíblia mostram o interesse de Deus em que seus filhos comam suficientes alimentos nutritivos. Ele sabe que as pessoas saudáveis são mais felizes. Os bons alimentos produzem prazer quando são deliciosos e desfrutados com outras pessoas. O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em um delicioso suco de uvas para os convidados em uma festa de casamento . Ele alimentou cerca de cinco mil pessoas com o lanche de um menino e enquanto conduzia os filhos de Israel do Egito à terra de Canaã, os alimentou com maná, um alimento com sabor de bolacha salgada e mal.
Amanhã ouviremos a história de quatro amigos que decidiram se alimentar com Boa Alimentação, mesmo estando no palácio do rei.
Dia III: Daniel e seus amigos
Estamos conhecendo esta semana sobre a necessidade de cuidar de nosso corpo através de uma Boa Alimentação.
Vimos que Deus se preocupa com aquilo que comemos e nos ensinou o que deveríamos comer para ficarmos fortes, bonitos e crescer. Hoje vamos ouvir a história de três amigos que decidiram ser diferentes.
Pintar com tinta lavável uma carinha nos seus dedos. O polegar representará o rei e Meizar, o dedo indicador representará Daniel, os outros três dedos serão os amigos de Daniel. Tente imitar os movimentos enquanto você lê a história.
Daniel e seus amigos estavam muito, muito cansados [ dedos da luva caindo; o polegar dobrado sobre a palma]. E também estavam muito, muito tristes [dedos caindo]. Eles haviam sido capturados pelo rei de Babilônia, Nabucodonosor. [polegar agarra os quatro dedos da luva.] Ele os levou para seu palácio para ensinar muitas coisas [ polegar está ainda prendendo os outros dedos e fazendo-os marcharem para diante—sacudindo para cima e para baixo.] Depois que eles tomaram banho e colocaram roupas novas, o servo do rei, Meizar [ o polegar; movimentá-lo para cima e para baixo] disse: “O jantar está pronto.”
Daniel e seus amigos entraram na sala de jantar. [dobrado; quatro dedos levantados.] Alimento de delicioso aspecto cobria as mesas. Mas Daniel e seus amigos olharam tristemente uns para os outros [ caídos]. Aquela não era a espécie de alimento que Deus dissera que eles deviam comer. [ dobrado; quatro dedos fechados juntos e acenando como se estivesse dizendo “Não”.]
Assim Daniel [ se mexendo como se estivesse andando] perguntou a Meizar, o servo do rei [ levantado]: “Será que meus amigos [ dedos balançando] e eu podemos comer a espécie de alimento que nosso Deus disse para comermos?
Meizar [ levantado — continuar na mesma posição] gostava de Daniel, mas ele achava que a idéia de Daniel não era boa. De maneira que disse:
— O rei ordenou que vocês comessem do alimento que ele come e do vinho que ele bebe. Se vocês ficarem pálidos e com aparência de doentes, o rei me mandará embora por não fazer o meu trabalho.
Daniel pensou acerca do problema, e disse:
— Será que você pode fazer um teste durante dez dias? Dê-nos apenas alimentos simples para comer — frutas, vegetais, nozes e cereais e água pura, em vez de vinho.
Melzar concordou (polegar acenando sim) em deixar Daniel e seus amigos comerem durante dez dias da espécie de alimento que Deus lhes dissera que comessem. Quando os dez dias terminaram, Daniel e seus amigos pareciam mais saudáveis e mais fortes. [ os quatro de dos com se estivessem fazendo exercício.] Eles pareciam mais saudáveis do que os outros cativos que tinham comido do alimento do rei e bebido do seu vinho. Meizar, o servo [ para cima], percebeu que Daniel e seus amigos tinham feito uma boa escolha.
Deus abençoou Daniel e seus amigos [ quatro dedos] no palácio de Nabucodonosor. Deus os ajudava a aprender enquanto eles estudavam na escola do rei Nabucodonosor. E chegou o dia quando o rei perguntou acerca do que tinham aprendido em sua escola. Daniel e seus três amigos responderam melhor e mais sabiamente do que todos os outros sábios do rei no. [ marchando orgulhosamente em volta.]
Que escolhas Daniel e seus três amigos fizeram?
Você acha que eles ficaram com medo ao perguntar para Meizar se podiam ter alimento diferente?
Daniel e seus amigos escolheram obedecer a Deus e comer alimentos saudáveis. Quando escolhemos obedecer a Deu nós O adoramos.
Preparo de barrinha de cereais(pede-se para os alunos os ingredientes):
Ingredientes:
400 g de bolacha tipo maizena (amido de milho) trituradas no liquidificador
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
100 g de leite em pó desnatado
1/2 xícara de uvas passas
2 xícaras de flocos de arroz
1 xícara de damasco seco picado
1/2 xícara de maçã seca picada
2 xícaras de aveia
2 vidros de glucose de milho (Karo)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e utilize a glucose de milho para dar liga. Coloque a massa numa forma, prense bem passando um rolo de macarrão, deixando uniforme e lisa. Deixe descansar de um dia para o outro ou, no mínimo, por 6 horas. Corte em barras, quadradinhos ou de acordo com sua criatividade. Embrulhe em papel (filme, celofane, alumínio).
Dia IV: Conhecendo os alimentos
Ontem vimos como Daniel e seus amigos ficaram bem mais espertos dos que as outras pessoas que se alimentaram da comida do rei, porque se alimentaram da forma correta.
Deus quer que sejamos felizes e espertos, por isso nos preparou alimentos especiais.
Os alimentos para todos os seres viventes provém de elementos que são encontrados na terra, água e ar. As plantas fabricam seus alimentos, usando a luz do sol.
Os animais e as pessoas usam plantas para alimenta-se. Os alimentos que dão energia para trabalhar e brincar chamamos de carboidratos e gorduras. Os alimentos que proporcionam materiais para o crescimento e para reparar as células do corpo são as proteínas e sais minerais. Os alimentos também contém pequenas quantidades de vitaminas e outras substancias que protegem o corpo de doenças e mantém os órgãos saudáveis e em boas condições.
Os cientistas agora recomendam mais de 60 substâncias necessárias na alimentação para manter o corpo em ótimas condições físicas. De algumas se necessita grandes quantidades, mas de outras apenas um pouquinho. Mas nem todos os alimentos podem proporcionar todas estas substâncias, por isso devemos comer alimentos variados para obter todos os elementos necessários.
Vamos entender o que significa comer alguns alimentos. Você sabe a diferença entre hortaliças, verduras e legumes?
Quais alimentos pertencem ao grupo das hortaliças?
Qualquer folha verde, verdura, legume, erva, é considerada um alimento do grupo das hortaliças. Sejam elas cruas ou cozidas, frescas, congeladas, enlatadas, secas, desidratadas, inteiras, cortadas ou na forma de purê ou suco.
As cores destas hortaliças, na maioria dos casos, significam a presença de fitoquímicos - substâncias naturalmente presentes que ajudam no bom funcionamento do corpo e na prevenção de doenças. Por isso, devemos comer alimentos de cores variadas de hortaliças, principalmente as verdes e as alaranjadas, ricas em betacaroteno – a forma vegetal e precursora da vitamina A:
Qual a diferença entre legumes e verduras?
Verdura é quando as partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes (acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão).
Utiliza-se a denominação Legume quando as partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra (cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, cebola).
Cuidando do Meu Corpo.
Realizar oralmente com as crianças. As crianças citadas aqui precisam tomar decisões sobre como elas cuidarão de próprio corpo. Ajude-as escolhendo o que as manterão saudáveis. Se você precisar de ajuda, converse com um adulto.
Marcos é o melhor jogador de futebol em sua escola. Para continuar jogando bem, ele precisa... dormir mais ou menos oito horas todas as noites. conseguir energia rapidamente comendo uma barra de chocolate antes de cada jogo. beber de seis a oito copos de água por dia.
Susi é a melhor aluna de sua classe. Para continuar tirando boas notas Susi precisa... estudar até meia-noite todas as noites. brincar sempre ao ar livre e à luz do Sal. ficar longe de drogas e álcool. comer muitas frutas e vegetais.
Todo mundo gosta de João, porque ele gosta de todos. Ele é educado até mesmo com as crianças menos populares. Ele ama a Deus e não tem medo de dizer isso. Para ficar mais perto de Deus e ajudar mais as pessoa, João precisa... conversar com Deus e aprender sobre Ele todas os dias. fazer tudo o que as crianças populares fazem na escola. cuidar da saúde porque é mais fácil ser amável e amigável quando a gente se sente bem.
Dia V: Nutrientes e seus benefícios para saúde
Estudamos durante esta semana sobre como Deus preparou alimentos especiais para que comêssemos e tivéssemos uma vida saudável e feliz. Conhecemos a história de Daniel e seus amigos que escolheram comer alimentos saudáveis e foram felizes. Hoje vamos ver o que esses alimentos fazem em nosso corpo.
As hortaliças são fontes importantes de muitos nutrientes, incluindo potássio, fibras, folato (ácido fólico), vitamina A, vitamina E e vitamina C.Uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, como parte de uma dieta saudável reduz o risco do desenvolvimento de doenças do coração e de uma doença chamada diabetes.
A maioria das hortaliças é naturalmente pobre em gorduras e calorias. Nenhuma tem colesterol, mas fique atento aos molhos e óleos utilizados em saladas e legumes que podem acrescentar muitas calorias extras. Use a tabela de informações nutricionais para comparar as calorias e a quantidade de gordura e sódio nesses produtos.
Fibras
Hortaliças auxiliam no processo de perda de peso: são pouco calóricas e proporcionam maior sensação de saciedade devido ao alto teor de fibras e água.
As dietas ricas em alimentos que contêm fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino e proporcionam uma sensação de bem-estar.
Minerais
Consumir frutas e hortaliças ricas em potássio auxilia no processo de contração muscular e metabolismo dos carboidratos.
O potássio ajuda também a manter a pressão arterial saudável.
As fontes de potássio nas hortaliças incluem produtos à base de tomate (extrato, molho e suco), folhas de beterraba, batatas, abóbora, espinafre.
Será que a cor dos alimentos tem relação com a sua função, ou seja, com o que fazem no nosso corpo?
Sim, cada cor de alimento tem funções diferentes, veja:
Laranja, mamão, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo.
Os alimentos amarelos são ricos em beta- caroteno, ajudam a ficar com a pele bonita, com os cabelos brilhantes e fortes. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico, impedindo a entrada de muitas doenças. Alimentos de tonalidade alaranjada e amarela são oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento , por exemplo.
Alho, arroz, banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito.
Ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo, os alimentos brancos, auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico(não dexando que fiquemos doentes com facilidade) e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos.
Amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo.
Os alimento marrons são ricos em fibras, selênio e vitamina E, isso quer dizer que ele ajudam a regular o intestino, melhorar a flora intestinal(que são bactérias que fzem bem para o nosso organismo, por que ajudam a dissolver o alimento, elas vivem no intestino e são muito importantes) controlam o colesterol( que é a gordura que para nas veias impedindo que o sangue passe) e o diabetes. Têm efeito contra o cansaço.
Alcachofra, ameixa, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva.
Alimentos roxos ajudam a nos deixar alegres e cheios de vontade de brincar pois são ricos em antocianina responsável pela transformação dos nutrientes em energia.
Abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino, rúcula.
Estes alimentos verdes, ricos em clorofila, têm a capacidade de aumentar a energia das células e do nosso organismo. Já as folhas verdes, além da clorofila, são ricas em ferro e ácido fólico que ajudam a combater a anemia deixando a gente mais forte e animado para brincar.
Beterraba, goiaba, melancia, pimentão vermelho, tomate.
São os alimento vermelhos que ajudam a não ter uma doença chamada câncer, além de evitar o estresse.
Portanto, quando for comer, prepare seu prato bem colorido, para que você cresça forte, bonito e saudável.
Um comentário:
Postar um comentário